quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lição 01 - Gálatas 5.22-23 - O fruto do Espírito


O fruto do Espírito descreve o caráter e as atitudes espirituais do salvo em Jesus Cristo. O crente que desenvolve a nova natureza andando no Espírito terá seu caráter e conduta transformados pelo Espírito Santo, que produzirá nele as virtudes cristãs. São elas:
  • amor, alegria, paz – sentimentos motivadores provenientes da parte de Deus que compõem o caráter do discípulo de Cristo;
  • longanimidade (paciência), benignidade (amabilidade), bondade, fidelidade – atitudes divinas de graça, compaixão e misericórdia para com o próximo, que fazem o cristão refletir a conduta de Cristo;
  • mansidão e domínio próprio – o sobrenatural controle dos impulsos do temperamento e dos desejos do crente demonstram maturidade espiritual, plena comunhão com Espírito Santo e total submissão a Deus.
Conforme John MacArthur, essas nove características ou atitudes "estão, de modo insolúvel, ligadas umas às outras e são ordenadas aos cristãos ao longo de todo o Novo Testamento.
  • Amor - uma das diversas palavras gregas para amor, ágape, é o amor voluntário, referindo-se não à afeição emocional, atração física, ou laço familiar, mas ao respeito, devoção e afeição que conduz ao serviço voluntário e altruísta (Jo 15.13; Rm 5.8; 1Jo 3.16-17).
  • Alegria - uma felicidade baseada nas promessas divinas imutáveis e nas realidades espirituais. É no sentido do bem-estar experimentado por aquele que sabe que tudo está bem entre ele mesmo e Senhor (1Pe 1.8). A alegria não é resultado de circunstâncias favoráveis, e ocorre mesmo quando as circunstâncias são as mais dolorosas e difíceis (Jo 16.20-22).
  • Paz - a calma interior que resulta da confiança no relacionamento de proteção entre uma pessoa e Cristo. A forma verbal indica união e é refletida na expressão "ter tudo isso ao mesmo tempo". Como a alegria, a paz não está relacionada com as circunstâncias da pessoa (Jo 14. 27; Rm 8.28; Fp 4.6-7,9). 
  • Longanimidade - a paciência relacionada a capacidade de suportar as injustiças infligidas por outros e a disposição de aceitar as situações irritantes e dolorosas (Ef 4.2; Cl 3.12; 1Tm 1.15-16).
  • Benignidade - terna preocupação pelos outros, refletida no desejo de tratar os outros com gentileza, exatamente como o Senhor trata a todos os cristãos (Mt 11.28-29; 19.13-14; 2Tm 2.24)
  • Bondade - a excelência moral e espiritual manifestada na efetiva bondade (Rm 5.7). É ordenado que os cristãos exemplifiquem a bondade (6.10; 2Ts 1.11).
  • Fidelidade - lealdade e confiabilidade (Lm 3.22; Fp 2.7-9; 1Ts 5.24; Ap 2.10).
  • Mansidão - uma tradução melhor seria "brandura". É a atitude humilde e bondosa que é pacientemente submissa em toda ofensa, ao mesmo tempo sem o desejo de vingar-se ou dar o troco. No NT, essa palavra é usada para descrever três atitudes: submissão à vontade de Deus (Cl 3.12), disposição para aprender (Tg 1.21) e consideração pelos outros (Ef 4.2).
  • Domínio próprio - diz respeito a refrear as paixões e os desejos (1Co 9.25; 2Pe 1.5-6).
Quando o cristão anda pelo Espírito e manifesta o seu fruto, ele não precisa de uma lei exterior para manifestar as atitudes e o comportamento que agrade a Deus (Rm 8.4)."
(Bíblia de Estudo MacArthur - Sociedade Bíblica do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário